Conheça as soluções dos problemas mais comuns da internet

julho 19th, 2011 by Redação Ultraguide

A internet está lenta? Conecta, mas não consegue navegar? Veja as respostas para os problemas mais comuns

Por Rodrigo Martin
Ilustrações Suryara Bernardi

P Conecto, mas não consigo navegar. O que pode ser?

Ao ligar seu computador, se você estiver utilizando internet via cabo ou wireless, é comum aparecer a mensagem de “conectado” e mesmo assim não conseguir navegar. Isso acontece principalmente por causa do IP atribuído. Para consertar o erro, basta acessar o diagnóstico de problemas e deixar o Windows 7 analisar sua conexão. Em 90% das vezes ele irá reparar o erro. Caso não resolva, reinicie seu PC.

P Minha internet está muito lenta. Tem solução?

Sim, existem soluções fáceis e eficazes para resolver seus problemas com a taxa de download e upload da internet. Primeiro, certifique-se de que seu computador está livre de vírus ou outras pragas que possam afetar sua conexão. Utilize um antivírus ou, se tiver um pouco mais de experiência, dê um [Ctrl] + [Alt] + [Del], abra o gerenciador de tarefas e, em processos, note se há algo estranho rodando no sistema, caso positivo, encerre o processo. Se você possui internet via rádio ou xDSL, fique atento aos horários de pico, pois muitas conexões simultâneas certamente farão sua internet ficar leeeeeenta. Não resolveu?

O problema então pode estar em alguma instabilidade na rede. Entre em contato com o suporte e peça uma revisão. Conexões xDSL, via linha telefônica, podem ficar lentas por conta de ruídos na linha.

Se nada disso funcionar, a solução pode ser ampliar a velocidade de seu acesso a internet, contratando um plano superior.

P Não consigo ver outros computadores na minha rede, o que eu faço?

Primeiro, assegure-se de que todos os outros dispositivos estejam mesmo conectados à rede, seja cabeada ou sem fio. Depois, acesse a Central de Rede e Compartilhamento, e na aba esquerda, clique em Alterar as configurações de compartilhamento avançadas. A seguir, selecione Ativar descoberta de rede e clique em Salvar. Se não resolver, será preciso alterar o nome do Workgroup da rede. No Windows 7 e no Windows Vista isso pode ser feito da seguinte forma:

Clique no botão Iniciar, depois em Painel de Controle, então em Sistema e Manutenção e, depois, em Sistema.

Em Nome do Computador, Domínio e Configurações de Grupo de Trabalho, clique em Alterar configurações. Se for pedido senha, digite-a.

Clique na aba Nome do computador e, em seguida, clique em Alterar. Em Membro de, clique em Grupo de Trabalho e siga um destes procedimentos:

Para ingressar em um grupo de trabalho existente, digite o nome do grupo de trabalho no qual deseja ingressar e clique em OK. Para criar um novo grupo de trabalho, digite onome do grupo de trabalho que deseja criar e clique em OK.

No Windows XP, o processo é um pouquinho diferente, já que as informações de Workgroup estão em outro lugar.

Clique com o botão direito do mouse em Computador e escolha Propriedades.

Na guia Nome do computador, clique no botão Alterar.

Aplique as modificações. Será necessário reiniciar o computador para que ele apareça na rede.

Obs.: se você alterar o nome de um grupo de trabalho existente, um novo grupo de trabalho será criado com esse nome em sua rede local.

P Minha rede sem fio apresenta instabilidade. Como resolver?

Inicialmente, é preciso saber se a potência do sinal é suficiente para atender sua casa ou escritório. Por isso, antes de comprar, informe-se com o vendedor, explicando qual é sua demanda. Paredes representam as chamadas “sombras”, que reduzem a qualidade do sinal. Se está tudo certo, mas mesmo assim o sinal não é recebido de maneira razoável, verifique o caminho do roteador até os dispositivos que estão na rede. Note se há muita interferência, como divisórias de alumínio ou vidro, filtros d’água ou forno de microondas. Tente deixar o caminho livre para o sinal e mantenha o roteador sempre acima dos outros aparelhos, o que garante uma melhor distribuição.

P A transferência de arquivos na rede é muito lenta. Por quê?

Veja, antes de tudo, qual é a velocidade de transmissão das placas de rede dos computadores. Para isso, consulte as especificações das fabricantes dos PCs e notebooks: as mais comuns são as placas 10/100 (máximo 100 MB). Adaptadores wireless USB também possuem essa configuração. Mas atualmente, os dispositivos estão vindo equipados com placas 100/1000, muito mais velozes. Se a sua rede for cabeada, cabos de rede comuns transferem dados a até 100 MB também. Existem cabos para redes gigabit (1 GB), assim como roteadores, hubs e demais peças. Entretanto, são equipamentos mais caros. Transferir dados pela rede via conexão sem fio demora mais, mesmo. Se preciso, ligue temporariamente ambos dispositivos via cabo ao seu roteador. Isso agilizará o processo.

P Depois de instalar um adaptador de Wireless USB, fiquei com 2 conexões ativas. Como consertar isso?

Este problema ocorre com frequência quando a pessoa possui um computador ou notebook conectado à internet pelo cabo de rede no modem, e depois opta por utilizar a conexão sem fio. Esse problema é simples de resolver, basta seguir os procedimentos:

Clique no botão Iniciar, depois vá a Painel de Controle ➜ Central de rede e compartilhamento. Selecione Alterar as configurações de compartilhamento avançadas. Aqui, você encontrará as opções Doméstica ou de trabalho e a Pública.

Escolha a opção Pública e verifique se Ativar descoberta de rede está selecionada. Caso esteja, habilite a opção Desativar descoberta de rede. Salve as alterações e verifique se a aba Doméstica ou de trabalho esta ativa (estará marcada como Perfil Atual). Se a Descoberta de rede estiver desativada, faça o inverso e habilite-a.

 


 

 

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