Passo a passo: configurar seu roteador para internet via cabo

julho 19th, 2011 by Redação Ultraguide

Agora é muito mais fácil e simples configurar uma rede cabeada

Por Rodrigo Martin e Fabio Cosman
Ilustrações Suryara Bernardi

1 Painel

Com tudo conectado e o roteador ligado, abra o navegador de internet e digite o endereço http://192.168.0.1. Dependendo do fabricante do roteador, o endereço IP mencionado acima pode ser outro. Nesse caso, consulte a informação no manual do produto.

2 Ganhe acesso

Depois, se for pedido usuário e senha, digite as informações de acordo com o manual. Não se preocupe em colocar senha neste momento, pois a próxima etapa da confi guração será própria para isso. Siga adiante.

3 IP dinâmico

Continue seguindo em Next e quando for solicitado, crie uma nova senha de acesso. Esta senha servirá para que você possa – posteriormente – efetuar novas confi gurações no roteador caso precise. Depois, marque a opção Dinamic IP Address e continue.

4 Mac Address

Na sequência, em Host Name, digite o nome do seu serviço de internet (por exemplo NET) e clique em Clone MAC Address. Esse procedimento só é necessário para conexões à internet via cabo. Depois, clique em Next.

5 Identifique a rede

Em SSID, dê um nome para a sua nova rede e anote, pois certos sistemas (como alguns smartphones) pedem o nome. Se houver a opção Channel, escolha o canal 6. Alguns telefones sem fi o podem causar interferência. Recorra ao manual de seu telefone e veja o canal usado.

6 Tranque à chave

Agora, em Security, escolha a opção WPA-PSK, e em Preshared Key, digite uma senha. Mescle letras e números. Se quiser deixar o sinal aberto, algo não recomendado, não defi na a senha (mas todos no raio de alcance dela poderão acessar sua rede). Clique em Next para continuar.

7 Aplique as configurações

Clique em Restart para reiniciar o roteador e aplicar todas as configurações realizadas, ou selecione Back caso deseje revisar algum dos itens dos passos anteriores. Mas reinicie e revise todas as configurações antes de deixar o roteador desplugado de um PC.

8 Tudo pronto

Depois de confi gurado, você pode desplugar o PC do roteador, pois ele já está pronto para o acesso de todos os dispositivos que queira compartilhar. Lembre-se de que a senha criada é seu acesso com o roteador. Se perdê-la será necessário confi gurar novamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>